terça-feira, outubro 07, 2008

Marketing para (clientes) tótós

Ontem fui à fnac. Porque é praticamente impossível sair de lá sem
comprar alguma coisa, trouxe um livro daquele "suposto" top de vendas.
Quando estava na caixa a pagar, a menina que me atendeu disse-me (como
deve ter sido instruida) que o desconto de 10% nos livros que vinha a
ser feito desde sempre iria continuar apenas para os aderentes ao
cartão fnac e que passariam então a ser mais caros para quem não
tivesse o dito cartão. Eu, perplexo por esta atitude quase arrogante
de quem me atendia, que falou num tom: tiveste sorte que daqui a uma
semana pagavas + 2 euros; ainda perguntei quais eram as condições do
cartão, apesar de sempre as ter tido mais ou menos em mente e por isso
nunca ter aderido. 3 anos = 15 eur. Foi a gota de água. Disse-lhe só
assim: não me parece que vá correr muito bem para a fnac esta
atitude. Querem me "agarrar" por três anos por um beneficio que até
ontem era de todos?

O que está mal: primeiro gabarem-se de um benefício que nenhum
consumidor sabia que estava a usufruir! Isto é deitar dinheiro fora,
é como patrocionar uma equipa de futebol e esquecerem se de por o logo
na camisola... Quem é que vai à fnac porque (sabe que) há um
desconto de 10% nos livros? Ninguém! Vai se há fnac porque tem uma
grande variedade de livros e que estão juntos de outros produtos com
grande variedade. Vai-se pela quantidade de funcionarios que podem
ajudar, vai se pelas palestras. Não se vai pelo preço, toda a gente
sabe que o "preço verde" é muitas vezes mais caro que noutras
livrarias e hipermercados.

Pior que isso no entanto é estarem a retirar um benefício já dado
como adquirido (apesar de ninguém saber) e justificarem isso com um:
vamos beneficiar os otários que há anos que teem cartão fnac e até
agora não tinham praticamente vantagem nenhuma!

Gastam milhões num sistema de CRM e a melhor coisa que se lembram
para fazer marketing relacional é manter os preços para quem já tem
cartão e aumentar para quem não tem? O mais ridículo é que em vez
de finalmente beneficiarem os clientes, teoricamente, mais
importantes, não lhes oferecem rigorosamente nada senão o que até à
data era de todos. Não me parece grande negócio.

Espero que haja mais gente de olho aberto. Se houver, estou certo que
haverá repercussões.

4 comentários:

Midnight in Lisbon disse...

WTF ? !!

neca disse...

Pois, foi o que eu disse...

biZarre disse...

precisam de um novo departamento de marketing!!!
:p

neca disse...

eu nao ia para la!